Porquê o Coaching?

Diferenças entre Coaching e Terapia

O coaching não é terapia, consiste num processo de transformação intenso com o olhar sobre a solução e não na causa do problema.

O papel do Coach é orientar o cliente rumo ao estado desejado, utilizando ferramentas que capacitam o indivíduo e potencializam o desempenho pessoal e profissional. As técnicas utilizadas estão cientificamente comprovadas relativamente à sua eficácia, nomeadamente no aumento da autoestima, autoconfiança, produtividade e gestão de tempo, reduz o stress e promove a proatividade, no geral promove o bem-estar e a qualidade de vida

O processo de coaching tem uma estrutura definida, é breve e focado nos resultados identificados pelo coachee.

O trabalho de parceria entre o coach e o cochee promove o desenvolvimento da inteligência emocional e o reconhecimento das suas capacidades e do seu potencial são uma consequência positiva que transmitirão confiança e uma nova visão do mundo que o rodeia. 

A psicoterapia é tal como o nome indica, uma terapia e apenas pode ser realizada por psicólogos. Envolve um conjunto de técnicas que analisam e intervêm nos problemas emocionais, comportamentais e/ou transtornos mentais.

Com carácter clínico, analisa e aprofunda os conteúdos trazidos pelo cliente em cada sessão e nesse sentido não existe um tempo predefinido porque o tempo é o tempo de cada pessoa e como é um trabalho em profundidade poderão surgir outros sintomas e/ou outros objetivos durante o processo psicoterapêutico.

Resumindo:

Enquanto no Coaching, o processo é breve, centrado em traçar planos e usar estratégias de forma a ajudar o cliente a alcançar os objetivos que pretende para o seu futuro. Na psicoterapia este processo é longo e com maior enfase no passado de forma a entender o que está por detrás da problemática atual. Em ambos os casos, pressupõe-se uma relação baseada na empatia, ética e sigilo profissional.

Porquê optar pelo coaching?

O processo de coaching tem como objetivo valorizar o seu maior bem, o TEMPO. E digo isto porque Independente da idade e da profissão, o coaching acelera os resultados desejados.

Através da metodologia utilizada, o processo de Coaching tem como objetivo central beneficiar o Coachee (cliente) para uma vida pessoal e profissional mais plena e repleta de realizações.

Alguns dos benefícios comprovados de quem passa por um processo de coaching são:

  • Aumento de autoestima e autoconfiança;
  • Melhor capacidade de gestão do tempo;
  • Mais produtividade;
  • Aumenta o desempenho nas realizações de suas tarefas diárias;
  • Fortalece o poder de decisão;
  • Fortalece as habilidades do Coachee;
  • Reduz o Stress;
  • Auxilia o cliente a usar sua Inteligência Emocional com mais assertividade;
  • Aumento considerável na qualidade de vida.

Existem muitos outros benefícios que o Coachee pode conseguir após a realização do processo e destaco entre elas uma mudança de visão do mundo, onde o cliente passa a ver a vida com outros olhos e a ver oportunidades onde só via problemas e desafios.

Com um trabalho de parceria entre coach e coachee, tenho a certeza que os resultados serão consideravelmente mais assertivos e esta certeza advém dos resultados que outros clientes conseguiram em processos similares.

fala comigo